Conferências & Mesa-Redonda

CONFERÊNCIA:
LITERATURA & ARTES: ESTUDOS INTERARTES OU ESTUDOS DE INTERMIDIALIDADE

A conferência começa por considerar os Estudos Interartes como parte da Literatura Comparada, ilustrando esse tipo de pesquisa com diversas transposições pictóricas de um texto do "Inferno" de Dante. Parte-se a seguir para a análise de transposições mais recentes, como a instalação "O Beijo", de Sarah Lucas, membro do grupo Young British Artists. Nesse caso, o caráter artístico da obra pode ser questionado, se forem levadas em consideração antigas concepções de arte. Seria impossível, entretanto, negar que a criação de Lucas seja integrada por várias mídias, concluindo-se que a relação entre ela e o poema de Dante seria mais propriamente considerada como uma relação intermidiática. Para esclarecer a questão, discutem-se os conceitos de " mídia" e de "arte" bem como a tipologia das relações intermidiáticas possíveis a partir dessas conceituações. Este, como outros aspectos da conferência, será ilustrado por reproduções de obras clássicas e contemporâneas.

CONFERÊNCIA:
GUIMARÃES ROSA E OS SABERES DO SERTÃO

O ensaio pretende analisar imagens ligadas à sabedoria popular presentes na obra rosiana e voltadas para questões ecológicas.  Tomaremos, como base, trechos da obra Corpo de baile, anotações de diário e pequenas passagens de Grande sertão: veredas e Sagarana. Entre suas diversas qualidades, a literatura rosiana pode revelar-se como leitura a contrapelo de um mundo que se moderniza, de um país que deseja dar longos passos em direção ao progresso e ao desenvolvimento urbano-industrial. As pausas, as paradas em trajetos sertanejos, os intervalos de descanso durante as lutas do cangaço, as viagens em trilhas dentro da mata fechada funcionam, em Guimarães Rosa, como linhas de fuga, instâncias de aprimoramento do olhar e da percepção em relação a um mundo que pode se perder. Nesse sentido, nota-se, nos textos do autor, o interesse memorialístico de catalogar, minimamente – com poesia e jogos de humor não isentos de certa melancolia – a fauna e flora do sertão. Em Rosa, saberes sertanejos, pautados pela cultura oral e ligados à questão ecológica são retomados e postos em primeiro plano. Podemos imaginar muitas das escrituras rosianas como cartas ao futuro, convites ligados tanto a uma maior atenção com a delicadeza estética quanto com a ideia de uma nova concepção da relação homem-natureza. 


MESA-REDONDA:
LITERATURA E EDUCAÇÃO 

Por Delaine Cafiero Bicalho e Maria Zélia Machado

Na primeira apresentação, o tema será "Leitura na tela e no livro: orientações para ver e ler", onde se irá descrever e analisar projetos planejados em livros didáticos (LDs) e em diferentes telas, que podem aproximar (ou não) alunos do ensino fundamental do universo da leitura. Partir-se-á da observação de projetos de leitura apresentados em LDs e projetos disponibilizados no Portal do MEC para consulta e utilização de professores de todo o país para discutir: que concepções de leitura esses projetos trazem? Que textos são explorados e como são explorados? Quais as orientações que esses projetos trazem para que os alunos sejam leitores de livros e telas? Essas são algumas perguntas que a apresentação buscará responder, ancorada em teorias que discutem a multimodalidade (KRESS, 2010; o letramento (SOARES, 2002) e a formação do leitor literário.

A segunda apresentação da mesa discutirá o papel da universidade na formação de leitores literários que serão futuros professores de literatura na Educação Básica. Essa apresentação tem por objetivo discutir questões relativas à leitura literária a partir de evidências colhidas pelos alunos na experiência do estágio e mostradas na APEP – Análise da Prática de Ensino de Língua Portuguesa, com a finalidade de, por meio delas, refletir sobre o ensino da literatura seus endereçamentos, suportes e espaços na escola.   


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