CONFERÊNCIA:
LITERATURA & ARTES: ESTUDOS INTERARTES OU ESTUDOS
DE INTERMIDIALIDADE
A
conferência começa por considerar os Estudos Interartes como parte da
Literatura Comparada, ilustrando esse tipo de pesquisa com diversas
transposições pictóricas de um texto do "Inferno" de Dante. Parte-se
a seguir para a análise de transposições mais recentes, como a instalação
"O Beijo", de Sarah Lucas, membro do grupo Young British Artists.
Nesse caso, o caráter artístico da obra pode ser questionado, se forem levadas em
consideração antigas concepções de arte. Seria impossível, entretanto, negar
que a criação de Lucas seja integrada por várias mídias, concluindo-se que a
relação entre ela e o poema de Dante seria mais propriamente considerada como
uma relação intermidiática. Para esclarecer a questão, discutem-se os conceitos
de " mídia" e de "arte" bem como a tipologia das relações
intermidiáticas possíveis a partir dessas conceituações. Este, como outros
aspectos da conferência, será ilustrado por reproduções de obras clássicas e
contemporâneas.
GUIMARÃES ROSA E OS SABERES DO SERTÃO
Por: Roniere Menezes
O ensaio pretende analisar imagens ligadas
à sabedoria popular presentes na obra rosiana e voltadas para questões
ecológicas. Tomaremos, como base, trechos
da obra Corpo de baile, anotações de
diário e pequenas passagens de Grande sertão: veredas e Sagarana. Entre suas diversas
qualidades, a literatura rosiana pode revelar-se como leitura a contrapelo de um
mundo que se moderniza, de um país que deseja dar longos passos em direção ao
progresso e ao desenvolvimento urbano-industrial. As pausas, as paradas em
trajetos sertanejos, os intervalos de descanso durante as lutas do cangaço, as
viagens em trilhas dentro da mata fechada funcionam, em Guimarães Rosa, como
linhas de fuga, instâncias de aprimoramento do olhar e da percepção em relação
a um mundo que pode se perder. Nesse sentido, nota-se, nos textos do autor, o
interesse memorialístico de catalogar, minimamente – com poesia e jogos de
humor não isentos de certa melancolia – a fauna e flora do sertão. Em Rosa,
saberes sertanejos, pautados pela cultura oral e ligados à questão ecológica
são retomados e postos em primeiro plano. Podemos imaginar muitas das
escrituras rosianas como cartas ao futuro, convites ligados tanto a uma maior
atenção com a delicadeza estética quanto com a ideia de uma nova concepção da
relação homem-natureza.
MESA-REDONDA:
LITERATURA E EDUCAÇÃO
Por Delaine Cafiero Bicalho e Maria Zélia Machado
Na primeira apresentação, o tema será "Leitura na tela e no livro: orientações para ver e ler", onde se irá descrever e analisar projetos planejados em livros didáticos (LDs) e em diferentes telas, que podem aproximar (ou não) alunos do ensino fundamental do universo da leitura. Partir-se-á da observação de projetos de leitura apresentados em LDs e projetos disponibilizados no Portal do MEC para consulta e utilização de professores de todo o país para discutir: que concepções de leitura esses projetos trazem? Que textos são explorados e como são explorados? Quais as orientações que esses projetos trazem para que os alunos sejam leitores de livros e telas? Essas são algumas perguntas que a apresentação buscará responder, ancorada em teorias que discutem a multimodalidade (KRESS, 2010; o letramento (SOARES, 2002) e a formação do leitor literário.
LITERATURA E EDUCAÇÃO
Por Delaine Cafiero Bicalho e Maria Zélia Machado
Na primeira apresentação, o tema será "Leitura na tela e no livro: orientações para ver e ler", onde se irá descrever e analisar projetos planejados em livros didáticos (LDs) e em diferentes telas, que podem aproximar (ou não) alunos do ensino fundamental do universo da leitura. Partir-se-á da observação de projetos de leitura apresentados em LDs e projetos disponibilizados no Portal do MEC para consulta e utilização de professores de todo o país para discutir: que concepções de leitura esses projetos trazem? Que textos são explorados e como são explorados? Quais as orientações que esses projetos trazem para que os alunos sejam leitores de livros e telas? Essas são algumas perguntas que a apresentação buscará responder, ancorada em teorias que discutem a multimodalidade (KRESS, 2010; o letramento (SOARES, 2002) e a formação do leitor literário.
A segunda apresentação da
mesa discutirá o papel da universidade na formação de
leitores literários que serão futuros professores de literatura na Educação
Básica. Essa apresentação tem por objetivo discutir questões relativas à
leitura literária a partir de evidências colhidas pelos alunos na experiência
do estágio e mostradas na APEP – Análise da Prática de Ensino de Língua
Portuguesa, com a finalidade de, por meio delas, refletir sobre o ensino da
literatura seus endereçamentos, suportes e espaços na escola.
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