Convidados


SOLANGE RIBEIRO DE OLIVEIRA é  pesquisadora do CNPq e professora emérita da UFMG, atuando, no momento, como professora colaboradora na Faculdade de Letras da mesma universidade. Além de doutora em Letras pela UFMG, é livre docente  pela Universidade de Londres, com pós-doutorados nas universidades norte-americanas de Chapel Hill e de Berkerley. Há vários anos, sua linha de pesquisa tem se concentrado nos Estudos Interartes e nos Estudos de Intermidialidade. É membro do Centro de Estudos Shakespearianos (Cesh) e do grupo de pesquisa em Estudos de Intermidialidade, registrado no CNPq, com sede na UFMG. Tem inúmeras publicações no campo da Literatura Comparada. Entre seus livros, destacam-se:
  • A barata e a crisálida: o romance de Clarice Lispector (José Olympio Editora, 1984)
  • Literatura e artes plásticas (Editora da UFOP, 1994)
  • Brazil and the discovery of America (org. com Bernard McGuirk, Londres:Edwin Mellen Press, 1996)
  • Brazilian feminisms (org. com Judith Still, University of Nottingham, 1999)
  • Literatura e música: modulações pós-coloniais (Perspectiva, 2001)
  • Literatura e música (com outros autores, Senac/ Itaú Culturall, 2004)
  • Hamlet: leituras contemporâneas (Tessitura, 2008)
  • De mendigos e malandros: Chico Buarque, Bertolt Brecht, John Gay_ uma leitura transcultural ( segunda edição,Editora CRV, 2011)
  • Itinerário de Sofotulafai: biografia literária de Abgar Renault. (Pós-Graduação, Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG, 2011)
  • Perdida entre signos: literatura, artes e mídias, hoje (Pós-Graduação, Estudos Literários, da Faculdade de Letras da UFMG, 2012, também disponível online)
  • Virginia Woolf´s Silver Globe (tese de doutorado, UFMG, disponível online.)
LIRA CÓRDOVA é preparadora e revisora de textos da Editora UFMG, com experiência no Grupo Editorial Autêntica, na Editora RHJ e na Editora UFV. É formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Literatura pela mesma instituição.


CAMILA FIGUEIREDO é graduada em Letras e mestre em Estudos Literários, com ênfase em Literatura, Artes e Mídias, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Seu trabalho aborda as relações entre as diversas mídias, dentre elas a literatura, o cinema e as histórias em quadrinhos. 


MÁRIO ALEX ROSA é poeta, artista plástico e crítico literário. Natural de São João Del-Rei, reside atualmente em Belo Horizonte. Graduado em História pela UFOP e mestre e doutor em Literatura Brasileira pela USP.  Professor de Literatura Brasileira. Membro do conselho editorial da Livraria e Editora Scriptum de Belo Horizonte. Publicou poemas nas Revistas Dimensão (Uberaba), Inimigo Rumor (RJ), Cacto (SP), Teresa USP/SP), Jandira (Juiz de Fora), Ato (BH), na Agenda Cultural de Ouro Preto e nos Jornais Revirarte (Mariana), Folhinha de São Paulo, Suplemento Literário de Minas Gerais, Jornal Cândido (Curitiba) e Dezfaces (BH). Traduziu poemas de Alejandra Pizarnik publicados pela Espectro Editorial- RJ. Participou das Antologias de poesias Achamento de Portugal e Terças poéticas – BH. Tem diversos artigos e resenhas publicados em jornais e revistas acadêmicas. Teve os seguintes livros publicados: 

  • Ouro preto: Poemas. Ed. Scriptum, 2012. Semifinalista do prêmio Telecom.
  • Via férrea. Editora Cosac Naify, 2013.
  • Formigas. Editora Cosac Naify (infantil).
  • Abc futebol clube e outros poemas (livro de poemas infantis), 2007. Editora Bagagem, João Pessoa (esgotado).

CYNTHIA VILAÇA é graduada em Letras (Português-Italiano) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), mestre em Linguística (2008) e doutora em Linguística Teórica e Descritiva (2012) pela mesma universidade, com estágio doutoral na Università degli Studi di Roma Tre. Atualmente é professora visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência de ensino e pesquisa em Linguística, com especial interesse nas áreas de Crítica Textual e Linguística Românica, atuando com os seguintes temas: edição de textos antigos, estudo histórico e comparado de fonologia e morfossintaxe de língua italiana e de língua portuguesa.


ORLANDA MIRANDA é graduada em Letras Espanhol pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, mestre em Linguística Aplicada ao Espanhol pela Universidad Autónoma de Asunción - UAA - Paraguai, doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É Tradutora Pública (Juramentada) e Intérprete Comercial do Estado de Minas Gerais e professora do Curso de Letras Português/Espanhol da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Atua, principalmente, nas seguintes áreas: Linguística Aplicada ao Espanhol, Tradução e Linguística de Corpus.

RONIERE MENEZES possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Em 2011, lançou o livro O traço, a letra e a bossa: literatura e diplomacia em Cabral, Rosa e Vinicius, pela Ed. UFMG. É professor da pós-graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG e líder do Núcleo de Estudos ATLAS (Análises Transdisciplinares em Literatura, Arte e Sociedade). É pesquisador do Acervo de Escritores Mineiros da UFMG. Tem experiência na área de literatura e cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: poéticas do espaço e do comum, memória cultural, música popular e processos criativos.

DELAINE CAFIERO BICALHO é professora Associada da Faculdade de Letras da UFMG; Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG; Doutora em Línguística pela UNICAMP. Professora nos cursos de Graduação, Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) e Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Atua em pesquisas sobre ensino de leitura e produção de texto, alfabetização e letramento, livros didáticos, formação de professores. 

MARIA ZÉLIA MACHADO possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). É professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Coordenou a área das linguagens no curso de Licenciatura do Campo - Pedagogia da Terra. Integra o Grupo de Pesquisas do Letramento Literário (GPELL) do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da FaE/UFMG (Ceale), no qual coordena subprojeto sobre gêneros da Literatura infantil e juvenil, parte de uma pesquisa intitulada "Produção literária para crianças e jovens no Brasil: perfil e desdobramentos textuais e para-textuais". Tem experiência no Ensino de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes eixos: leitura e produção de textos; formação de leitores; ensino de literatura. Realizou pesquisa de pós-doutorado sobre a leitura literária em contextos do campo, com o apoio do CNPq. Editora Adjunta da Educação em Revista. Vice-diretora do Ceale. Membro (suplente) Comitê Científico do GT de Alfabetização da ANPEd.


            Nenhum comentário:

            Postar um comentário